O Sindicato da Indústria da Construção Pesada do Ceará e o Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção de Estradas, Pavimentação e obras em terraplanagem em geral no Estado do Ceará celebraram a Convenção Coletiva de Trabalho, no período de 01º de abril de 2022 a 31 de março de 2023 e a data-base da categoria em 01º de abril.
A celebração do instrumento coletivo foi resultado de intenso trabalho realizado pelas respectivas comissões, resultando em um reajuste de 11,73% (onze inteiros e setenta e três centésimos por cento), incidente sobre os salários vigentes em 1º de abril de 2021 para os trabalhadores da categoria profissional. Já os empregados que exercerem a atividade de Sinaleiro de forma eventual e temporária perceberão um adicional de 12% (doze por cento) do seu salário base, enquanto estiverem exercendo tal atividade, e que não se incorporará ao salário para qualquer efeito.
O acordo abrange as categorias de trabalhadores nas Indústrias de Construção de Estradas; Pavimentação; Obras de Terraplanagem em geral e de Construções de Aeroportos, Barragens, Canais e Engenharia Consultiva, Gasoduto, Pontes, Portos, Obras de Saneamento, Termelétrica, Ferrovias, Hidrelétricas, Metrôs, Montagens Industriais, Eclusas, Eólicas, Obras em Linhas de Transmissão Elétricas, Obras em Estádios de Futebol, Túneis, Adutoras, Viadutos, Consórcios, Concessionárias, Manutenção e Limpeza de Vias, Manutenção de Rodovias, Limpeza e Manutenção de Canais com abrangência em 184 municípios do Ceará.
A convenção coletiva do trabalho é de extrema importância para o setor e para os trabalhadores, como ressalta o presidente do Sindicato da Indústria da Construção Pesada do Ceará (Sinconpe-CE), Dinalvo Diniz. “A última convenção foi de 2018/2019 e este ano tivemos avanços que beneficiam o setor da construção pesada e principalmente os trabalhadores da área”, frisou Diniz.