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quarta-feira, 7 de setembro de 2022

43% da população brasileira já adquiriu produtos por influência de criadores de conteúdo


Um estudo feito pela plataforma de cupons, Cupom Válido, com dados da Statista e da HootSuite em 2021, mostrou que o Brasil é o país mais influenciável globalmente com cerca de 43% da população afirmando já ter adquirido produtos ou serviços, estimulado por um criador de conteúdo.


Foto: Reprodução/Pexels

Com a força que as plataformas digitais ganharam nos últimos anos, qualquer usuário ao entrar em suas redes sociais irá se deparar com uma postagem nos stories de um influenciador digital. Eles ganharam espaço significativo na vida do público e no mercado de publicidade.

Os digitais influencers são pessoas que possuem destaque em uma ou mais redes sociais e que buscam influenciar os usuários por meio de conteúdos e posicionamentos. A publicitária e professora do Centro Universitário Estácio do Ceará, Paula Rodrigues, pontua que os influenciadores são pessoas reais e por isso existe a possibilidade de colocar a marca na vida das pessoas. “Eles interagem com seus seguidores, criam conteúdo com vídeo, texto e imagens, além de entreter o público diariamente, seja com um material informativo, de humor, gastronômico, fitness e outras temáticas”, analisa.

Para a publicitária, se o processo de decisão de compra é complexo e cansativo para o consumidor, passando por uma série de passos, ter alguém confiável que aprove um produto ou serviço é um extremo facilitador e um excelente combustível para as marcas.

O poder dessa atuação para o mundo dos anunciantes é a possibilidade de colocar a marca na vida das pessoas, e os influenciadores são pessoas reais. Pessoas com as quais faz sentido a audiência dialogar. Hoje, o mercado está diante de uma nova realidade no mundo dos influenciadores, que é ir além da #publi. Estratégias de relacionamentos duradouros como os embaixadores de marcas, lançamento de marcas próprias como as Kardashian e até contratação de pessoas como Head de marcas, como é o caso da cantora brasileira, Anitta. “É um mercado em constante expansão e com muitas possibilidades, por isso que cada vez mais na faculdade, temos o surgimento de Trabalhos de Conclusão de Curso, sobre o tema. É muito bacana nas aulas de Publicidade, perceber que o assunto surge em vários contextos e disciplinas e como os estudantes gostam e participam”, avalia Paula Rodrigues.