Nesta sexta-feira (9), o rei Charles 3º realizará seu primeiro pronunciamento ao povo britânico. O ato é realizado um dia após a morte da rainha Elizabeth II, de 96 anos.
Charles deixou o castelo escocês de Balmoral mais cedo. Ele acompanhava os últimos momentos de sua mãe, que teve um reinado de 70 anos. O novo monarca retornará a Londres para participar de uma reunião com a primeira-ministra, Liz Truss, e fazer um pronunciamento à população.
O Parlamento britânico deve prestar homenagens à rainha. A família ficará de luto até sete dias após o funeral, que ainda não teve data definida.
Rito de ascensão do Rei Charles 3º
Repleta de tradições, a passagem de trono se dá em alguns passos. Antes de mais nada, Charles assume o trono imediatamente após a morte da monarca. Um Conselho de Ascensão é convocado o mais rápido possível, geralmente dentro de 24 horas, e realizado no Palácio de St. James, a residência oficial do soberano, para proclamar o sucessor.
O conselho é formado por Conselheiros Privados que têm aconselhado monarcas britânicos desde a era normanda. Ele atualmente é composto de cerca de 670 políticos de alto escalão, entre eles a primeira-ministra do Reino Unido, Liz Truss.