Uma chuva de granizo acompanhada de uma forte ventania causou prejuízos em Solonópole, no interior do Ceará, no último sábado (8). A tempestade se concentrou em localidades na zona rural do município.
Na fazenda Angico, três galpões ficaram bastante danificados e uma casa, totalmente destelhada. A proprietária disse que, no momento da chuva, só havia dois vaqueiros no local, mas ninguém se feriu.
Nos sítios vizinhos, Itaúna, Independência, Silêncio e Santa Fé, os moradores relataram que também tiveram casas destelhadas e portas arrancadas. Um poste também foi danificado, deixando os moradores sem energia elétrica até a tarde desta segunda (10). O prejuízo total na região ainda vai ser calculado.
O granizo se forma através de uma nuvem chamada "Cumulonimbus", que alcança áreas muito frias, congelando as gotículas de água, que se transformam nos granizos. De acordo com o professor de meteorologia Danúsio Souza, a alta umidade e o calor fazem com que ocorra a formação dessas nuvens, causando chuvas pontuais no interior do estado.
Com informações do G1 Ceará.