A Polícia Federal cumpriu na manhã desta quinta-feira (25), cinco mandados de Busca e Apreensão em Ocara-CE, Fortaleza-CE e em Luís Gomes-RN contra integrantes de uma organização criminosa que agia na falsificação de documentos do amparo social ao idoso, causando um prejuízo aos cofres públicos superior a 14 milhões de reais.
As investigações apontaram indícios de que a organização é responsável pela falsificação de diversos documentos públicos, como certidões de nascimento, identidades e CPFs, para obtenção de benefícios fraudulentos da espécie Amparo Social ao Idoso. Um homem foi preso em flagrante por posse
ilícita das armas de fogo e foram apreendidos diversos cartões de benefício social no interior de bacia de vaso sanitário, bem como armas de fogo e munições.
O material apreendido será analisado e o fluxo financeiro dos suspeitos deve ser investigado. As condutas dos investigados podem configurar o cometimento, em tese, dos crimes de organização criminosa, estelionato previdenciário, uso de documento falso e lavagem de dinheiro, com penas de até 30 anos de prisão, sem prejuízo da descoberta de outros crimes mais graves praticados a partir do material apreendido na operação.
A operação denominada Miríade, em conjunto com o Núcleo Regional de Inteligência Previdenciária (NUINP/CE), contou com a participação de 40 policiais federais e dois servidores do NUINP/CE.