No primeiro trimestre de 2023, o estado apresentou um saldo positivo de 6.812 novos empregos, de acordo com os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged). Esse resultado coloca o Ceará como o segundo com melhor desempenho na Região Nordeste, ficando atrás apenas da Bahia que registrou 21.141 novas vagas de trabalho no mesmo período.
O setor responsável por impulsionar esse resultado foi o de serviços, que criou mais de 10 mil postos de trabalho durante os três primeiros meses do ano. Essa melhora na geração de empregos decorre da diferença entre o número de contratações com carteira assinada e o de demissões.
Segundo o secretário do Trabalho, Vladyson Viana, a continuidade dos investimentos públicos e o ambiente favorável de negócios criadas pelo Governo do Ceará são fundamentais para esse feito. “O governador Elmano tem determinado fortemente para que toda a equipe atue na geração de mais emprego para os cearenses. Nós temos o Fundo de Desenvolvimento Industrial, criação de galpões, implantação de usinas de Hidrogênio Verde, além dos projetos de energia solar e eólica”, destacou.
O titular da pasta informa ainda que o Ceará segue firme na retomada da economia e na geração de oportunidade para os locais. Além da redução da taxa de desocupação, o secretário também enfatiza a diminuição da situação de desalento e subemprego.