Nesta quinta-feira, 01, o Instituto Brasileiro de Geografia e EstatÃstica (IBGE) divulgou que o Produto Interno Bruto (PIB) do paÃs aumentou 1,9% no primeiro trimestre de 2023 em comparação com os três últimos meses de 2022.
O PIB corresponde a soma de todos os bens e serviços produzidos em território nacional e, no perÃodo avaliado, alcançou os R$ 2,6 trilhões. O Ãndice equivale a um aumento de 4% se comparado ao mesmo perÃodo do ano passado. Em 12 meses, a alta acumulada é de 3,3%.
De acordo com os dados apresentados, a agropecuária foi responsável pelo crescimento significativo. O setor teve uma alta de de 21,6%, o que pode ser explicado pelo crescimento produtivo da soja, que é a principal lavoura do Brasil.
Além disso, o ramo de serviços também apresentou crescimento de 0,6% no perÃodo, destacando-se atividades de transportes e financeiras. A indústria, por sua vez, teve uma variação negativa de 0,1%, porém, o IBGE afirmou que o dado representa estabilidade. Bens de capital e bens intermediários apresentaram queda, mas as indústrias extrativas aumentaram em 2,3%.
Quanto ao setor externo, as exportações de bens e serviços reduziram 0,4%. As importações também reduziram 7,1%, o que contribuiu de maneira positiva para o PIB.