Usuarios On-line










quinta-feira, 10 de outubro de 2024

38 prefeituras não conseguem reeleger prefeitos ou sucessores


Segundo a Confederação Nacional dos Municípios (CNM), 81% dos prefeitos conseguiram reeleição neste ano. No entanto, em 38 municípios, os atuais prefeitos não conseguiram se reeleger nem eleger um sucessor. O índice de reeleição deste ano é mais alto do que a média histórica, que gira em torno de 60%.

No Brasil, 3.006 candidatos buscaram continuar na gestão dos municípios e, desse número, 2.444 conseguiram permanecer nas prefeituras. Vale ressaltar que esse número ainda pode aumentar, já que alguns resultados ainda aguardam confirmação por parte da Justiça Eleitoral. Além disso, 52 cidades realizarão o segundo turno no próximo dia 27 de outubro.


Foto: José Cruz/Agência Brasil

O Partido Social Democrático (PSD) se destacou nas eleições, conseguindo 878 prefeituras até o dia 8 de outubro, totalizando 51% das disputas vencidas. Outras legendas também tiveram desempenho relevante: o Progressistas (PP) venceu 50% das disputas em que participou, seguido pelo União Brasil com 46% e o MDB com 45%.

Por outro lado, o PDT e o PT tiveram resultados mais modestos. O PDT conquistou apenas uma de quatro tentativas, enquanto o PT venceu em apenas uma entre cinco. O PSOL, embora tenha representação no Congresso, ainda não conseguiu eleger um prefeito. Contudo, o partido tem chances de reverter esse cenário no segundo turno em Petrópolis (RJ) e na cidade de São Paulo.