O Ceará registrou uma queda nos índices de homicídios e feminicídios, conforme anunciado nesta terça-feira (05/11) pelo governador Elmano de Freitas (PT), em coletiva no Palácio da Abolição. Os Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLIs) na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF) caíram 39,5% em outubro de 2024 em comparação ao mesmo mês de 2023. A capital, Fortaleza, também apresentou uma redução de 14,6%, com 70 homicídios em outubro deste ano, contra 82 no mesmo período do ano passado. Para o estado como um todo, a queda foi de 8,5%.
O resultado da RMF é o melhor desde 2010, com 49 homicídios registrados em outubro de 2024, em contraste com 81 casos no mesmo mês de 2023. O governador atribui essa conquista ao fortalecimento das operações policiais e à atuação integrada das Forças de Segurança. “Estamos no caminho correto, e esses números sinalizam que precisamos fortalecer ainda mais as nossas forças de segurança”, comentou.
Além da redução nos homicídios, o Ceará também apresentou uma diminuição nos casos de feminicídio. De janeiro a outubro de 2024, os casos caíram 20,5% em relação ao mesmo período de 2023, com 31 ocorrências registradas este ano, em comparação a 39 do ano passado. No último mês de outubro, ocorreram três casos, frente a cinco no mesmo mês de 2023, representando uma retração de 40%.
Segundo dados da SSPDS, dos feminicídios registrados no ano passado, 36 foram identificados como tentados e consumados. Desses casos, 23 já passaram por julgamento. O Governo Estadual acredita que essa queda nos feminicídios é resultado de políticas de combate à violência contra a mulher e também de um trabalho integrado das Forças de Segurança.