João Marinho Neto, natural de Maranguape, alcançou a marca de 112 anos de idade. Esse feito o colocou como o homem mais velho do planeta, após a morte do britânico John Tinniswood, que faleceu no dia 25 de novembro e era apenas alguns meses mais velho que João. Os dados foram divulgados pelo LongeviQuest.
Nascido em 5 de outubro de 1912, João passou sua infância em Apuiarés, onde se dedicou ao trabalho no campo, lidando com gado e plantação. Foi nesse ambiente que ele desenvolveu hábitos que, possivelmente, contribuÃram para sua longevidade.
O cearense é pai de 7 filhos, avô de 22 netos, bisavô de 15 bisnetos e tataravô de 3 tataranetos. Sua saúde, segundo a famÃlia, é boa, apesar de um problema de visão. Não há registros de doenças graves, como pressão alta, e seu colesterol se mantém em nÃveis saudáveis. A famÃlia acredita que a chave para a longevidade de João está na sua alimentação simples, com alimentos naturais provenientes da roça e sem a presença de produtos industrializados ou agrotóxicos.
João ocupa a posição de liderança no ranking dos homens mais velhos do mundo. Logo atrás dele, aparecem o paraibano Josino Levino Ferreira, com 111 anos, e o australiano Ken Weeks, também com 111 anos. O mexicano Hilario Orozco Lemus, igualmente com 111 anos, e o paulista Primo Olivieri, com 110, completam os cinco primeiros do ranking.
Ao considerarmos o ranking geral de longevidade, que inclui tanto homens quanto mulheres, é possÃvel notar a presença de uma brasileira entre as cinco pessoas mais velhas. A freira gaúcha Inah Canabarro Lucas, com 116 anos, ocupa a segunda posição, ficando apenas atrás da japonesa Tomiko Itooka, que também tem 116 anos. Na sequência, aparecem a norte-americana Elizabeth Francis (115 anos), a inglesa Ethel Caterham (115 anos) e a japonesa Okagi Hayashi (115 anos).