O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2024 terá seu primeiro dia de aplicação neste domingo (03/11), em todo o Brasil. Seguindo o horário de Brasília, as provas se iniciam às 13h30, meia hora após o fechamento dos portões, que ocorre pontualmente às 13h.
Neste primeiro dia a carga horária é de 5 horas e 30 minutos para completar 90 questões e escrever a redação. Para a maioria dos candidatos, a prova termina às 19h, mas há prazos diferenciados para quem possui tempo extra ou realiza a videoprova em Libras. Nesses casos, a prova se estende até 20h e 21h, respectivamente.
Cronograma
- Abertura dos portões: 12h
- Fechamento dos portões: 13h
- Início das provas: 13h30
- Encerramento das provas (horário regular): 19h
- Encerramento para tempo adicional: 20h
- Encerramento para videoprova em Libras: 21h
O Enem 2024 continua no próximo domingo (10/11). Serão ao todo 180 questões, distribuídas entre quatro áreas do conhecimento, e a prova de redação. Neste ano, cerca de 4,3 milhões de candidatos confirmaram a inscrição para realizar o exame no país.
Os candidatos que chegarem após as 13h serão impedidos de participar, conforme as regras do exame. Nesse sentido, participantes de estados como Acre, Amazonas, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rondônia, Roraima, algumas regiões do Pará e de Fernando de Noronha (PE) devem considerar a diferença de fuso horário em relação ao horário oficial de Brasília.
Conteúdo da Prova
Neste primeiro dia de provas, os candidatos responderão 45 questões de múltipla escolha sobre Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e mais 45 sobre Ciências Humanas e suas Tecnologias. Além disso, será preciso redigir uma redação dissertativa a partir de um tema específico. A duração total é de 5 horas e 30 minutos, 30 minutos a mais do que o tempo estipulado para o segundo dia de prova.
Documentos e Materiais Exigidos
Para a realização das provas, os candidatos devem portar um documento oficial de identificação com foto, podendo ser RG, CNH, carteira de trabalho, passaporte ou versões digitais com foto, como o e-Título. Também é obrigatório o uso de caneta esferográfica de tinta preta, fabricada em material transparente.