![]() |
Uma criança de seis meses faleceu na manhã do último sábado (23) na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do município de Iguatu (CE) após complicações causadas pela Covid-19. O caso foi confirmado neste domingo (25) pela Secretaria da Saúde.
Segundo informações apuradas, o bebê foi levado à UPA pela mãe após apresentar um quadro grave de falta de ar. Inicialmente, a equipe médica suspeitou de bronquiolite, mas exames posteriores confirmaram a infecção pelo coronavírus. A criança sofreu uma parada cardiorrespiratória e, apesar das tentativas de reanimação, não resistiu.
Diante do óbito e da proximidade das festividades de Carnaval, a reportagem questionou o secretário da Saúde, Leonardo Mendonça, sobre a possibilidade de adoção de medidas sanitárias adicionais. No entanto, ele afirmou que, segundo os dados epidemiológicos do município, os índices de contágio seguem baixos, não havendo previsão de novas restrições.
A morte da criança reacende o alerta sobre os riscos da Covid-19, especialmente para grupos mais vulneráveis, como bebês e idosos. Especialistas recomendam que pais e responsáveis fiquem atentos a sintomas respiratórios em crianças pequenas e busquem atendimento médico ao primeiro sinal de agravamento do quadro clínico.
O caso segue sob acompanhamento das autoridades da saúde.
Com informações do Paulinho Neto