Usuarios On-line








quarta-feira, 14 de maio de 2025

Elmano envia projeto para recriar hospital da Polícia Militar do Ceará



O governador Elmano de Freitas (PT) enviou nesta segunda-feira (12) à Assembleia Legislativa do Ceará (Alece) a proposta que transfere a gestão do Hospital e Maternidade José Martiniano de Alencar, em Fortaleza, para a Polícia Militar, recriando no estado uma unidade de saúde voltada para os militares estaduais.

Se aprovado o projeto, o atendimento do hospital passa a ser voltado aos policiais, aos bombeiros militares e seus dependentes, como filhos e companheiros. A unidade deve prestar atendimento de média complexidade e desenvolver “fluxos específicos” para atender as necessidades de saúde dos militares.

Com a mudança, a unidade de saúde, localizada no bairro Centro, vai se chamar Hospital e Maternidade da Polícia Militar do Ceará José Martiniano de Alencar (HPM). Conforme a proposta, o HPM vai deixar de ser vinculado à Secretaria Estadual de Saúde (Sesa) e ficar diretamente ligado à Diretoria de Saúde da Polícia Militar.

Atualmente, o José Martiniano de Alencar possui 80 leitos de internação, dos quais 20 são dedicados para a maternidade e oito para a neonatologia. O hospital realiza atendimentos nas áreas de obstetrícia, clínica médica e cirurgias. A unidade também é referência estadual em cirurgias bariátricas.

Em sua estrutura, o hospital conta com nove consultórios médicos, laboratório de análises clínicas, três salas de cirurgia, centro de imagens e clínica de fisioterapia.