![]() |
Filhotes de periquito cara-suja foram soltos no Planalto da Ibiapaba, no Ceará, após 114 anos de desaparecimento na região. Oito indivíduos da ave considerada em extinção foram introduzidos na Reserva Natural Serra das Almas (RNSA) na última terça-feira (8).
A RNSA é reconhecida pela UNESCO como o primeiro Posto Avançado da Biosfera no estado desde 2005, que conta com uma área protegida de 6.285,38 hectares. A ação foi coordenada pelo projeto Refaunar Arvorar, promovido pela ONG Aquasis, Associação Caatinga e pelo Arvorar, novo Parque temático do Beach Park voltado à educação e conservação ambiental.
Os filhotes são fruto da reprodução de um casal de indivíduos que passou pelo processo de aclimatação na reserva. Por sua vez, a fêmea que deu origem aos ovos é uma das aves recebidas pelo Parque Arvorar como fiel depositário em setembro de 2024, por meio de uma ação coordenada com o Ibama.
O Arvorar tem como um dos seus pontos de atuação o cuidado de animais silvestres vindos de apreensões ou resgates realizados pelos órgãos ambientais, e teve papel central nesse processo.
A fêmea que deu à luz aos filhotes havia sido apreendida pelo órgão responsável e passado por um cuidadoso trabalho de avaliação e recuperação pela equipe do Arvorar, junto com outros indivíduos da espécie, até que o órgão definisse a destinação dos animais e os encaminhasse para o local indicado