![]() |
A ferrovia Transnordestina vai começar a transportar mercadorias entre o interior do Piauí e o Ceará a partir de outubro deste ano. Será o início da operação comercial da linha férrea, ainda em fase comissionada, isto é, em fase de testes.
A informação foi divulgada por Tufi Daher Filho, presidente da Transnordestina Logística S.A. (TLSA), empresa responsável pela construção da ferrovia, nesta sexta-feira (18), durante a visita do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) a um dos trechos concluídos da linha férrea, no município de Missão Velha, na região do Cariri cearense.
"Em outubro ou novembro deste ano, quero que o senhor (Lula) volte aqui. Teremos eventos espetaculares: vamos trazer grãos lá do Piauí e descarregar em Iguatu. Assinei essa semana os contratos de superestrutura, trilhos e dormentes", disse Tufi.
Tufi explicou que, enquanto a obra estiver na fase de infraestrutura, ainda não haverá ferrovia propriamente dita. Segundo ele, a montagem dos lotes 4 e 5 deve começar em outubro, e a expectativa é de que não haja mais interrupções, com os trabalhos avançando em trechos de 100 em 100 quilômetros.
Esse transporte de mercadorias vai levar grãos produzidos no interior piauiense, na cidade de Bela Vista do Piauí (PI), até Iguatu (CE), no Centro-Sul. A TLSA vai construir terminais intermodais de carga, ou seja, em estruturas muito similares às de portos, mas sem a estrutura alfandegada.
Com informações do Diário do Nordeste.