Usuarios On-line









sexta-feira, 1 de agosto de 2025

Três pessoas são presas por furto de energia no Ceará nesta semana



A Enel Distribuição Ceará registrou, nesta semana, três prisões em flagrante por furto de energia elétrica durante inspeções realizadas em parceria com os órgãos de segurança pública. Os casos ocorreram em Ipu, Caucaia e Pacajus, e fazem parte das ações contínuas da distribuidora para coibir ligações irregulares que colocam em risco a segurança da população e comprometem a qualidade do fornecimento de energia.

Nesta sexta-feira, 1º de agosto, um homem foi preso em flagrante por furto de energia em uma residência no bairro Alto dos Quatorze, no município de Ipu. Na quinta-feira, 31 de julho, uma nova ocorrência foi registrada em uma casa no bairro Aldeia, em Pacajus. Já na quarta-feira, 30 de julho, a equipe técnica identificou outra ligação irregular em um estabelecimento comercial no bairro Parque Potira, em Caucaia. Em todos os casos, os responsáveis foram conduzidos à delegacia.

Furto de energia é crime e coloca vidas em risco

Além de ser crime, com pena prevista de um a oito anos de reclusão, o furto de energia, popularmente conhecido como “gato”, afeta diretamente a qualidade do serviço prestado pela companhia e coloca em risco a população, podendo causar acidentes graves, inclusive com quem manipula a rede elétrica de forma indevida.

Como forma de combate, a distribuidora realiza inspeções na rede elétrica e acompanhamento com análise de dados. Entre janeiro e abril deste ano, foram identificados mais de 11 mil furtos de energia elétrica, após 46.550 fiscalizações técnicas. Com apoio da Secretaria da Segurança Pública do Estado, foram realizadas 169 operações especiais, que resultaram em 71 prisões em flagrante por furto de energia.