Em comemoração aos seus 25 anos de atuação, o Grupo de Valorização Negra do Cariri (GRUNEC) participou, em Brasília (DF), da solenidade de entrega do Selo Petronilha Beatriz, reconhecimento concedido a 20 Secretarias Municipais de Educação que desenvolvem ações voltadas à promoção das relações étnico-raciais nas escolas.
Entre os municípios contemplados está Araripe (CE), premiado pelas iniciativas realizadas na Escola Quilombola Santa Verônica, na comunidade de Arrudas. O GRUNEC foi parceiro nas ações educativas pautadas pela Lei 10.639/03, e parabenizou o município e a comunidade escolar pela conquista, reafirmando seu compromisso com a Educação para as Relações Étnico-Raciais (ERER) e com a Política Nacional de Equidade, Educação para as Relações Étnico-Raciais e Educação Escolar Quilombola (PNEERQ).
A cerimônia contou com a presença da presidente do grupo, Janayna Leite Silva, e de representantes dos núcleos EducaErê (Ana Paula Santos e Natalha Grande), do Projeto Oliveiras (Carlos Dias) e do Terreiro das Pretas, com os cofundadores Luciano Carvalho, Verônica Carvalho e Valéria Carvalho.
Sobre Petronilha Beatriz Gonçalves e Silva
Petronilha Beatriz é professora emérita da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), doutora em Educação e uma das principais referências no campo da Educação para as Relações Étnico-Raciais no Brasil. Em 2003, foi relatora da Lei 10.639/03, que tornou obrigatório o ensino da história e cultura afro-brasileira e africana nas escolas. Sua trajetória é marcada pelo compromisso com a valorização das identidades negras, a luta contra o racismo e a construção de políticas públicas voltadas à equidade racial e educacional.
Brasília (DF)
