A governadora de Nova York, Kathy Hochul, informou hoje que o uso de máscaras dentro de transportes públicos será opcional em todo o estado de Nova York. A medida havia sido adotada há 28 meses, em decorrência da pandemia de covid-19.
“Temos que restaurar alguma normalidade em nossas vidas. Máscaras são incentivadas, mas opcionais”, disse a governadora em entrevista. O requisito também foi suspenso em táxis, veículos compartilhados, aeroportos, presídios e abrigos para população em situação de rua.
A decisão, segundo a governadora, ocorre porque “agora estamos em um lugar muito diferente”. Kathy Hochul explicou que, durante a pandemia, as máscaras protegeram a saúde, porém sempre foram um lembrete de que algo não estava normal.
“Tornou-se cada vez mais difícil justificar e aplicar a exigência da máscara, já que grande parte da cidade e tantos outros lugares já estavam abrindo”, detalhou Hochul. Os metrôs e estações de Nova York já contam, inclusive, com sinalização nova, informando que o uso de máscaras é opcional.
As máscaras, porém, continuam sendo necessárias em locais como instalações médicas, por exemplo.
É válido ressaltar que, em abril, Joe Biden decidiu não impor mais o uso de máscaras depois que um juiz federal da Flórida considerou que a obrigação era ilegal. Na época, Nova York se recusou a retirar a medida.