Nesta segunda-feira, 10, a embaixada do Brasil em Kiev emitiu uma nota solicitando que os brasileiros que se encontram na região permaneçam em “local protegido enquanto durarem os alertas de ameaça na área”.
O comunicado vem após o aumento significativo de bombardeios em diversas cidades ucranianas nesta manhã, bem como a possibilidade de que novos ataques ainda aconteçam. A guerra tem registrado uma escalada desde que, no último dia 8, uma ponte que liga a Rússia e a Criméia foi explodida.
“A Embaixada do Brasil em Kiev recomenda fortemente aos brasileiros na Ucrânia a seguir as orientações das autoridades locais e a permanecer em local protegido enquanto durarem os alertas de ameaça aérea. Deslocamentos só devem ser iniciados após o fim do alerta, quando houver condições de segurança”, solicitou a embaixada.
A nota também destacou que as viagens à Ucrânia são desencorajadas, assim como a permanência no país. Brasileiros em situação de emergência podem entrar em contato pelo telefone +380 50 384 5484. O mundo inteiro está assistindo o desenrolar dos fatos na Ucrânia, é válido lembrar que Vladimir Putin ameaça recorrentemente que usará armas nucleares para defender o território russo. “Isso não é um blefe”, disse em setembro.