Neste domingo, 09, a Prefeitura de Pouso Alegre, em Minas Gerais, confirmou a morte de um rapaz de 21 anos por varíola dos macacos. De acordo com o comunicado, ele tinha comorbidades e estava internado desde o dia 11 de setembro.
Em Pouso Alegre há outros 3 casos confirmados de pacientes em isolamento domiciliar e mais 1 em análise. Ao todo, 45 suspeitas já foram descartadas. Com o óbito, o Brasil atinge a marca de 4 mortes ligadas a doença, sendo 2 em Minas Gerais e 2 no Rio de Janeiro.
O último boletim do Ministério da Saúde contabilizou 8.340 casos confirmados de monkeypox no país, outros 4.586 estão sendo analisados. Desde o início do surto, São Paulo continua sendo o estado brasileiro com mais casos confirmados, atualmente, já são 3.843. Em segundo lugar aparece o Rio de Janeiro com 1.120 e, em terceiro, Minas Gerais com 514.
O primeiro lote importado de vacina contra a varíola dos macacos já está no Brasil. As 9,8 mil doses chegaram ao país na última terça-feira e o Governo Federal comprou aproximadamente outras 50 mil que devem ser entregues até o final do ano.